domingo, 29 de março de 2009

LINGUAGEM GRÁFICA - AULA 10

Aula 10 – Valores composicionais: os lados do plano


Atividade 03

Relatório:

O uso dos pontos no canto direito do plano, na parte baixa, denota um nível de aguçamento alto, principalmente por não seguir os padões primários.

LINGUAGEM GRÁFICA - AULA 09

Aula 9 – Pregnância e Agrupamento.
Atividades 03
Pregnância:

Relatório:

Segundo o pensamento de Donis, “... a pregnância quando usado numa composição visual, produz, o efeito mais ordenado e organizado.” Portanto, escolhi esta imagem, o templo grego, pois através de sua composição visual, do uso das pilastras, podemos observar claramente a essência da pregnância, com a ordenação e organização de suas pilastras.


Agrupamento:


Relatório:
As estrelas são uma das representações clara de agrupamento, pois num plano visual, seus pontos luminosos se posicionam em vários grupos estabelecendo ligações, formando, por exemplo, as constelações e os zodíacos.

quarta-feira, 25 de março de 2009

LINGUAGEM GRÁFICA - AULA 08

AULA 08 ORIENTAÇÕES ESPACIAIS

Atividade: 03 e 04 (mídia -INTERNET (uma composição já pronta) Mostrar elementos que ao seu ver represente a idéia de aguçamento e nivelamento).

"NIVELAMENTO"

"AGUÇAMENTO"

Relatório:

A estabilidade e a harmonia são polaridades daquilo que é visualmente inesperado e daquilo que cria tensões na composição. Em psicologia, esses opostos são chamados de nivelamento e aguçamento.

No campo visual da primeira imagem, uma demonstração simples de nivelamento é colocada quando a figura é centralizada em um ponto no centro geométrico de um traçado estrutural, representado pelo arco, não oferece nenhuma surpresa visual é totalmente harmoniosa.

Já a posição da segunda imagem, como é mostrado nas figuras, a colocação das pessoas nos vários canto da imagem, provoca um aguçamento. Cada um numa posição diferente, isso nos remete a uma falta de equilíbrio, e aguça pontos conflitantes, como a questão do nú.

LINGUAGEM GRÁFICA - AULA 07

AULA 07 A COR

Atividades 03 e 04 - Uma combinação de “cores belas” e "cores feias".
Material: papel e tinta guache.
"CORES BELAS"


"CORES FEIAS"


Relatório:
Ao executar essa arte, cheguei a ter certa dificuldade, pois escolher cores feias não foi fácil, tive então que criar cores feias. No entanto, definir algo como feio e tentar provar o mesmo para outras pessoas, soma-se mais compexidade, ja que, cada um possui seu próprio ponto de vista e encantamento, o que é belo pra mim, pode não ser para você.
Foi através da junção de cores, que obtive as cores feias, a sua não definição e inreflexão, tornara indiferente ao meus olhos, sem vida, efeito contrário a das cores belas.

quinta-feira, 19 de março de 2009

LINGUAGEM GRÁFICA - AULA 06

AULA 06 - O Plano

Atividade 03 e 04 - Trabalho relacionado a Horizontalidade.



Relatório:

Os recursos que usei foram papel, cola e figuras. O sentido da horizontalidade foi a que escolhi, utilizei figuras humanas deitadas uma próxima das outras. Cada composição, teve seu sentido singularizado.

(*)Diferença entre as técnicas usadas nas atividades 05 e 06: Como vocês puderam ver, o uso do paint e das tintas e colagem, apresentam algumas similaridades, porém com expressões singulares, tanto no sentido estrutural(uso dos tons e imagem) quanto no sentimental(uso dirteto das mãos).

Depoimento:

O uso de pessoas nos remete a um olhar estável, representado na profissão.

quarta-feira, 18 de março de 2009

LINGUAGEM GRÁFICA - AULA 05

AULA 05 - LINHAS

Atividade 03: Desenho em paint bruch e desenho semelhante feito a mão com guache.

Paint bruch


Pintado a mão.


Material: computador, papel, tinta guache e pincel.


Pude perceber que a perfeição do computador não se compara ao sentimento empregado pelas mãos.

SEMINÁRIO

Atividade 01:

Após ler a apresentação da disciplina e sua dinâmica e conhecer o Programa, faça um pequeno comentário no Portifólio. Destaque o que considera mais importante.


São inúmeras as maneiras de se ampliar o conhecimento, e vejo que a participação de todos no seminário, nos levará a obter esse exeto.

Quando cursavo a faculdade de turismo, o uso de seminário era constante, e valeu apena desenvolver e compartilhar com meus queridos colegas meu conhecimento.

Atividade 2:

Você iniciou a disciplina Linguagem Gráfica. Na 1ª semana, a unidade desenvolvida é Linguagem Verbal e Linguagem Visual.
Responda: Como trabalhar o desenho em sala de aula? Quais materiais utilizar? Como criar motivações para o desenho?

R: Trabalhar em sala de aula a questão da arte, o desenho, tenderia a uma relação de discontração entre os alunos, buscando aguçar sempre o potencial criativo de cada um.

Os materiais a serem utilizados são diversos, além do tradicional ( papel e lápis) , cada um utilizaria os recursos possíveis.
A motivação seria a valorização do mestre à liberdade da autoexpressão de seus alunos.



Atividade 03:

Pesquisa sobre desenho na internet.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho
"O desenho nem sempre é um fim em si." Esta frase me chamou muito atenção, e de fato o desenho não se limita num único prisma, ele as vezes vai além do imaginário, conquistando e intrigando qualquer indivíduo.


Um desenho composto basicamente de linhas, com algumas texturas e sombreados


Atividade 6: Texturas
Trabalhando com a percepção tátil.


penas - barbantes - tecido

Relatório: Durante a aplicação dessa atividade,que pra mim foi uma verdadeira dinâmica de grupo, muito boa por sinal, me fez perceber o quanto existem pessoas que ainda tem dificuldade na hora de usar suas percepções. Havia outras peças, mas postei apenas essas três acima. Muitos acertaram, outros fizeram bastante comparações com outros objetos, enfim, foi muito produtivo. Cada textura faz o indivíduos rebuscar nos seus arquivos de vivência a resposta correta.

Atividade 7: Texturas e desenho.
Representação de textura usando "frottage".

Textura sobre as camadas da atividade 06.

Textura sobre desenhos com chaves, etc.

Relatório: Muito show o efeito, alguns dos meus colegas adoraram, o efeito transposto na folha é incrivel, o surgimento da imagem, é como se fosse uma mágica rs... a arte realmente trasnforma!


Atividade 08: O que é Desenho?

Algumas respostas de colegas:

Rosana Barbosa Forecchi [ 31/03/09, 10:16]: Pedro,penso que o desenho é o registro do pensamento,do sentimento,da observação.refere-se a utilização de um instrumento que risca,rabisca,deixa marcas em um determinado suporte que pode variar do "chão ao céu"...Ao observarmos um avião no céué possível perceber as marcas, os desenhos deixados por ele!!!

ANA RITA VITOR DE ASSIS ZORDAN [ 31/03/09, 09:22]: É uma forma de expressão em todos os sentidos. Uma letra é um desenho. As notas musicais são desenhos que representam sons musicais, ondas sonora. Para a psicologia, um traço, um desenho pode determinar todo o seu "eu". Enfim, além de nos expressarmos nos comunicamos, nos definimos, nos projetamos, sonhamos...Um conceito para desenho... pelo lado das artes, é tudo aquilo que somos capazes de observar, sentir e traduzir em linhas, pontos, formas, cores etc. Acho que é por aí.Abraços

VALERIA FAVA ZOGHEIB [1/04/09, 22:06]: Para mim desenho é uma forma livre de expressão visual.

ELENICE FALQUETO ZARDO [22:33]: É tudo o que podemos usar para expressar, pensamentos, sentimento, idéias, projetos, retratar situações.Como gosto muito de formas, então desenho para mim são formas, todas. Abstratas, formais, naturais, artificiais..

segunda-feira, 16 de março de 2009

LINGUAGEM GRÁFICA - AULA 03

AULA 03 - ELEMENTOS BÁSICOS DA LINGUAGEM VISUAL

Atividade 03 - Uso de resíduos do perfurador de papel.

Relatório:
Neste trabalho eu utilizei resíduos de material de um perfurador, cola e papel cansom. Baseado na auto-expressão caminhou para uma imagem dimensional, levando aos olhos diferentes percepções.

Depoimento:
O que me fascinou foi a possibilidade da reutilização dos resíduos, realmente a arte não possui barreiras.

domingo, 15 de março de 2009

LINGUAGEM GRÁFICA - AULA 04

AULA 04 - O ponto

ATIVIDADE 03 (DESENHO COM LINHAS)


Relatório:
Busquei acompanhar na delicadeza dos traços de uma folha a beleza da natureza. Utilizei papel e caneta e o grau de dificuldade foi baixo.

Depoimento:
Em minha mente veio a incansável valorização do meio ambiente.

LINGUAGEM GRÁFICA - AULA 03

AULA 03 - Elementos básico da Linguagem visual

ATIVIDADE 03 (DESENHO COM PONTOS.)

Relatório:

Utilizei papel, lapís e caneta para desenvolver este desenho, não tive dificuldades. Tentei representar através de pontos a figura de uma fruta que visualmente vocês podem perceber. A junção ou a separação dos pontos faz com que a imagem se forme.

Depoimento:

Escolhi algo que gosto muito, uvas, sua estrutura agrupada nos dar a idéia de pontos.

sábado, 14 de março de 2009

LINGUAGEM GRÁFICA - AULA 02

ATIV. 2 - 3 (Aula 2 – linguagem visual e linguagem verbal)

Desenho livre:



RELATÓRIO:

O material usado para desenvolver este desenho, foram: lapís, caneta e papel. Foi uma homenagem a minha namorada, tentei retratá-la da melhor maneira possível, foi foto posada, primeiramente eu fiz um esboço usando o lapís e depois fui passando a caneta preta e dando os retoques, a maior dificuldade foi manter o ângulo de seu corpo.
É isso ae pessoal, espero que tenham gostado, pois ela adorou heehe...

ABERTURA

APRESENTAÇÃO



É de um imenso prazer ter vocês aqui, e poder compartilhar com todos, meus trabalhos e minhas conquistas. Este será o meu Portifólio digital, uma extensão do curso de Artes Visuais UAB - Universidade Federal do Espírito Santo.



Sejam bem vindos!



Pedro Paulo Nardotto

Pólo São Mateus ES