quarta-feira, 18 de março de 2009

SEMINÁRIO

Atividade 01:

Após ler a apresentação da disciplina e sua dinâmica e conhecer o Programa, faça um pequeno comentário no Portifólio. Destaque o que considera mais importante.


São inúmeras as maneiras de se ampliar o conhecimento, e vejo que a participação de todos no seminário, nos levará a obter esse exeto.

Quando cursavo a faculdade de turismo, o uso de seminário era constante, e valeu apena desenvolver e compartilhar com meus queridos colegas meu conhecimento.

Atividade 2:

Você iniciou a disciplina Linguagem Gráfica. Na 1ª semana, a unidade desenvolvida é Linguagem Verbal e Linguagem Visual.
Responda: Como trabalhar o desenho em sala de aula? Quais materiais utilizar? Como criar motivações para o desenho?

R: Trabalhar em sala de aula a questão da arte, o desenho, tenderia a uma relação de discontração entre os alunos, buscando aguçar sempre o potencial criativo de cada um.

Os materiais a serem utilizados são diversos, além do tradicional ( papel e lápis) , cada um utilizaria os recursos possíveis.
A motivação seria a valorização do mestre à liberdade da autoexpressão de seus alunos.



Atividade 03:

Pesquisa sobre desenho na internet.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho
"O desenho nem sempre é um fim em si." Esta frase me chamou muito atenção, e de fato o desenho não se limita num único prisma, ele as vezes vai além do imaginário, conquistando e intrigando qualquer indivíduo.


Um desenho composto basicamente de linhas, com algumas texturas e sombreados


Atividade 6: Texturas
Trabalhando com a percepção tátil.


penas - barbantes - tecido

Relatório: Durante a aplicação dessa atividade,que pra mim foi uma verdadeira dinâmica de grupo, muito boa por sinal, me fez perceber o quanto existem pessoas que ainda tem dificuldade na hora de usar suas percepções. Havia outras peças, mas postei apenas essas três acima. Muitos acertaram, outros fizeram bastante comparações com outros objetos, enfim, foi muito produtivo. Cada textura faz o indivíduos rebuscar nos seus arquivos de vivência a resposta correta.

Atividade 7: Texturas e desenho.
Representação de textura usando "frottage".

Textura sobre as camadas da atividade 06.

Textura sobre desenhos com chaves, etc.

Relatório: Muito show o efeito, alguns dos meus colegas adoraram, o efeito transposto na folha é incrivel, o surgimento da imagem, é como se fosse uma mágica rs... a arte realmente trasnforma!


Atividade 08: O que é Desenho?

Algumas respostas de colegas:

Rosana Barbosa Forecchi [ 31/03/09, 10:16]: Pedro,penso que o desenho é o registro do pensamento,do sentimento,da observação.refere-se a utilização de um instrumento que risca,rabisca,deixa marcas em um determinado suporte que pode variar do "chão ao céu"...Ao observarmos um avião no céué possível perceber as marcas, os desenhos deixados por ele!!!

ANA RITA VITOR DE ASSIS ZORDAN [ 31/03/09, 09:22]: É uma forma de expressão em todos os sentidos. Uma letra é um desenho. As notas musicais são desenhos que representam sons musicais, ondas sonora. Para a psicologia, um traço, um desenho pode determinar todo o seu "eu". Enfim, além de nos expressarmos nos comunicamos, nos definimos, nos projetamos, sonhamos...Um conceito para desenho... pelo lado das artes, é tudo aquilo que somos capazes de observar, sentir e traduzir em linhas, pontos, formas, cores etc. Acho que é por aí.Abraços

VALERIA FAVA ZOGHEIB [1/04/09, 22:06]: Para mim desenho é uma forma livre de expressão visual.

ELENICE FALQUETO ZARDO [22:33]: É tudo o que podemos usar para expressar, pensamentos, sentimento, idéias, projetos, retratar situações.Como gosto muito de formas, então desenho para mim são formas, todas. Abstratas, formais, naturais, artificiais..

2 comentários:

  1. Desenho para mim é a expressão da linguagem mental de cada indivíduo, em cada momento da vida.

    ResponderExcluir
  2. "O desenho não é a forma, é a maneira de ver a forma" É sentimento em forma de linguagem visual.

    ResponderExcluir