segunda-feira, 27 de abril de 2009

DOSSIÊ

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL

Cada trabalho teve sua influência no processo de aprendizagem. As disciplinas de Linguagem gráfica e Interações culturais fizeram aguçar nossos conhecimentos empíricos sobre as artes e cultura, principalmente a da nossa região.

Desenhar, pesquisar, compartilhar e redescobrir a arte em suas inúmeras formas tem sido fantástico. A preocupação dos professores a distância e dos tutores locais às queixas dos alunos sobre as excessivas baterias de atividades, tem nos levado a cada semana, a um novo desafio, no entanto, é sabido também que as mesmas são necessárias.

Sabemos que cada um cursista tem suas limitações e dificuldades, no entanto caberá a ele revertê-las. Houve inúmeras queixas nos fóruns e até mesmo desistências do curso, e essa realidade não foi somente no pólo em que estudo, mas em vários outros. As alegações eram diversas, atividade de mais, ambigüidades nas questões, complexidade nos temas propostos, enfim várias queixas. Entretanto, saliento que isso varia de indivíduo, há quem desenvolvesse as atividades sem problema algum.

Falar das atividades, desde a execução ao resultado, prolongar-se-ia por muitas linhas, porém, irei destacar algumas delas, dando a noção do que foi feito. Em interações culturais, além das leituras dos conteúdos propostos da apostila, tivemos inúmeros encontros em grupo fora do horário presencial, para estudos de materiais extras, dos quais clarearam bastante muitas dúvidas impertinentes. Já em linguagem gráfica, a busca da prática e vivência através das atividades propostas pelo professor Fernando, nos direcionou para uma nova visão do significado da arte em si. As referências bibliográficas foram ótimas, como a Fayga Ostrower (Universo da Arte), a qual se utiliza de uma linguagem bem clara.

Neste relatório final, gostaria de dar-lhes algumas sugestões para o melhoramento das disciplinas, embora haja pessoas experientes por traz da metodologia aplicada, venho humildemente sugerir adaptações. Em linguagem gráfica, poderiam utilizar a prática de feedback de interações, dar retorno rápido as atividades, notas, facilitaria a aceleração da execução das mesmas por parte dos alunos, pois assim, dúvidas e inseguranças seriam minimizadas. Outra questão seria os fóruns, os quais têm sido bombardeados por repetições desnecessárias, e para acabarem com isso, os tutores presenciais poderiam abrir fóruns específicos para que os alunos pudessem postar, tendo assim um direcionamento.

Assim, fecho essa etapa com minha avaliação de 90% de satisfação, pronto para encarar mais um desafio. Agradeço a todos!

Pedro Paulo Nardotto
Pólo São Mateus ES - 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário