segunda-feira, 27 de abril de 2009

PROJETO DE RESGATE CULTURAL

Brincadeiras de Rua
Projeto de Resgate Cultural


Autor: Pedro Paulo Nardotto
Pólo de São Mateus-ES



Objetivo
Alavancar a dinâmica da cultura no município de São Mateus, destacando as tradições e atualizações existentes através de uma proposta de ação educativa.


Meta
Aplicar nas escolas do município, o resgate das Brincadeiras de Rua, desenvolvendo nas crianças os antigos hábitos lúdicos tradicionais de lazer.


Desenvolvimento


Dentre muitas cidades, o município de São Mateus carrega em sua história, uma imensa bagagem cultural. É na sua diversidade cultural que vemos o quanto é relevante o resgate desse patrimônio. Seja na música, dança, culinária, arquitetura, pintura, e entre outros traços.
Portanto, é baseando nessa responsabilidade coletiva social, que este projeto “Brincadeiras de Rua”, vem sendo desenvolvido.
Se pararmos para pensar, veremos como as coisas vêm sofrendo mudanças ao longo dos anos. Os velhos hábitos tornaram-se algo incomum para as novas gerações, hoje os novos meios de interações ganharam rumos diferentes. Não se ver mais pessoas andando pelas ruas com pão embrulhado em papel e amarrado em barbantes... De quem é a culpa? Do tempo, minha, sua, bem, digamos que seja da dinamização da vida, nada mais é como era antes, não plantamos o que comemos, mas sim compramos o que nos é permitido comprar, tornamos escravos da modernidade, não que ela seja uma vilã em tudo, no entanto sua presença esvaiu as velhas e majestosas tradições culturais.
Tomando como base os efeitos da modernidade na vida das pessoas, saliento então sobre a perda da inocência das nossas crianças. Se formos voltar no tempo, chegaremos aos dias em que ser criança era estar em um mundo separado da realidade, em que tudo tinha um sentido mágico e possível, inocente e belo. Entretanto, quando deparamos com os dias de hoje, cada traço cultural sofreu um profundo esquecimento e ou transformação.
Assim, tomamos este projeto como uma iniciativa de alavancar esses traços da cultura local, como destaque, as brincadeiras de rua (pique - esconde, queimada, pelada, travinha, polícia e ladrão, estrear nova cela, caiu no poço, pega - pega, etc.) todas essas atividades de lazer que fazia parte do desenvolvimento social das crianças, devido a interação e necessidade de grupo. No município de São Mateus, inúmeros jovens já estão passando por essa perda, e para mudar essa realidade, o projeto “Brincadeiras de Rua” vem propondo às instituições de ensino públicas e particulares a participação no desenvolvimento do projeto de resgate cultural.
Por tanto, seguem as propostas de aplicabilidade do projeto nas escolas.
· Serão utilizadas algumas das aulas de educação física e de artes, por serem disciplinas comuns às atividades;
· Não haverá distinção de idade, todos poderão participar;
· Cada educador devera orientar seus alunos para a questão da valorização da cultura, sensibilizando-os da importância do resgate;
· Os alunos deverão ser os multiplicadores do projeto, levando para sua realidade, cotidiano, as diversas brincadeiras lúdicas aprendidas na escola;
· Para melhor incentivo, as atividades desenvolvidas deverão ser avaliadas pelos educadores e lançadas em diário, para que assim, possam reter melhor desempenho dos alunos e conseqüentemente, evitar o retardamento de matéria da disciplina focal (educação física e artes).



Conclusão
O projeto “Brincadeira de Rua” é uma iniciativa com fins, principalmente, cultural e lúdico, que tende a resgatar os traços perdidos com o tempo.



Ser criança não é apenas uma fase da vida, é uma vida repleta de fases, das quais não voltarão mais, a não ser pelas boas lembranças que ficarão. ’


(Pedro Paulo Nardotto).


Brincadeira de rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário