sexta-feira, 2 de abril de 2010
INTERVENÇÃO URBANA
Esta é uma mostra do que foi nosso projeto de trabalho de Intervenção Urbana, realisado na Praia de Guriri - São Mateus ES. Maiores detalhes entrem no link: blog Artinterações
segunda-feira, 29 de março de 2010
Marca Registrada - Eles vieram...
Aqui estão duas fotos que registram: a presença do nosso incrível professor Cirilo e da nossa querida coordenadora Gorete Dadalto. Durante apresentação do primeiro seminário e na visita "surpresa" rsrs...
Grande abraço a todos !!!Pedro
sábado, 26 de dezembro de 2009
sábado, 16 de maio de 2009
COMPOSIÇÃO
Conjunto que resulte equilíbrio:

Composição em imagens diferentes:

Composições que resultam positivo e negativo:



quinta-feira, 14 de maio de 2009
segunda-feira, 27 de abril de 2009
DOSSIÊ
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL
Cada trabalho teve sua influência no processo de aprendizagem. As disciplinas de Linguagem gráfica e Interações culturais fizeram aguçar nossos conhecimentos empíricos sobre as artes e cultura, principalmente a da nossa região.
Desenhar, pesquisar, compartilhar e redescobrir a arte em suas inúmeras formas tem sido fantástico. A preocupação dos professores a distância e dos tutores locais às queixas dos alunos sobre as excessivas baterias de atividades, tem nos levado a cada semana, a um novo desafio, no entanto, é sabido também que as mesmas são necessárias.
Sabemos que cada um cursista tem suas limitações e dificuldades, no entanto caberá a ele revertê-las. Houve inúmeras queixas nos fóruns e até mesmo desistências do curso, e essa realidade não foi somente no pólo em que estudo, mas em vários outros. As alegações eram diversas, atividade de mais, ambigüidades nas questões, complexidade nos temas propostos, enfim várias queixas. Entretanto, saliento que isso varia de indivíduo, há quem desenvolvesse as atividades sem problema algum.
Falar das atividades, desde a execução ao resultado, prolongar-se-ia por muitas linhas, porém, irei destacar algumas delas, dando a noção do que foi feito. Em interações culturais, além das leituras dos conteúdos propostos da apostila, tivemos inúmeros encontros em grupo fora do horário presencial, para estudos de materiais extras, dos quais clarearam bastante muitas dúvidas impertinentes. Já em linguagem gráfica, a busca da prática e vivência através das atividades propostas pelo professor Fernando, nos direcionou para uma nova visão do significado da arte em si. As referências bibliográficas foram ótimas, como a Fayga Ostrower (Universo da Arte), a qual se utiliza de uma linguagem bem clara.
Neste relatório final, gostaria de dar-lhes algumas sugestões para o melhoramento das disciplinas, embora haja pessoas experientes por traz da metodologia aplicada, venho humildemente sugerir adaptações. Em linguagem gráfica, poderiam utilizar a prática de feedback de interações, dar retorno rápido as atividades, notas, facilitaria a aceleração da execução das mesmas por parte dos alunos, pois assim, dúvidas e inseguranças seriam minimizadas. Outra questão seria os fóruns, os quais têm sido bombardeados por repetições desnecessárias, e para acabarem com isso, os tutores presenciais poderiam abrir fóruns específicos para que os alunos pudessem postar, tendo assim um direcionamento.
Assim, fecho essa etapa com minha avaliação de 90% de satisfação, pronto para encarar mais um desafio. Agradeço a todos!
Pedro Paulo Nardotto
Pólo São Mateus ES - 2
PROJETO DE RESGATE CULTURAL
Brincadeiras de Rua
Projeto de Resgate Cultural
Projeto de Resgate Cultural
Autor: Pedro Paulo Nardotto
Pólo de São Mateus-ES
Pólo de São Mateus-ES
Objetivo
Alavancar a dinâmica da cultura no município de São Mateus, destacando as tradições e atualizações existentes através de uma proposta de ação educativa.
Meta
Aplicar nas escolas do município, o resgate das Brincadeiras de Rua, desenvolvendo nas crianças os antigos hábitos lúdicos tradicionais de lazer.
Aplicar nas escolas do município, o resgate das Brincadeiras de Rua, desenvolvendo nas crianças os antigos hábitos lúdicos tradicionais de lazer.
Desenvolvimento
Dentre muitas cidades, o município de São Mateus carrega em sua história, uma imensa bagagem cultural. É na sua diversidade cultural que vemos o quanto é relevante o resgate desse patrimônio. Seja na música, dança, culinária, arquitetura, pintura, e entre outros traços.
Portanto, é baseando nessa responsabilidade coletiva social, que este projeto “Brincadeiras de Rua”, vem sendo desenvolvido.
Se pararmos para pensar, veremos como as coisas vêm sofrendo mudanças ao longo dos anos. Os velhos hábitos tornaram-se algo incomum para as novas gerações, hoje os novos meios de interações ganharam rumos diferentes. Não se ver mais pessoas andando pelas ruas com pão embrulhado em papel e amarrado em barbantes... De quem é a culpa? Do tempo, minha, sua, bem, digamos que seja da dinamização da vida, nada mais é como era antes, não plantamos o que comemos, mas sim compramos o que nos é permitido comprar, tornamos escravos da modernidade, não que ela seja uma vilã em tudo, no entanto sua presença esvaiu as velhas e majestosas tradições culturais.
Tomando como base os efeitos da modernidade na vida das pessoas, saliento então sobre a perda da inocência das nossas crianças. Se formos voltar no tempo, chegaremos aos dias em que ser criança era estar em um mundo separado da realidade, em que tudo tinha um sentido mágico e possível, inocente e belo. Entretanto, quando deparamos com os dias de hoje, cada traço cultural sofreu um profundo esquecimento e ou transformação.
Assim, tomamos este projeto como uma iniciativa de alavancar esses traços da cultura local, como destaque, as brincadeiras de rua (pique - esconde, queimada, pelada, travinha, polícia e ladrão, estrear nova cela, caiu no poço, pega - pega, etc.) todas essas atividades de lazer que fazia parte do desenvolvimento social das crianças, devido a interação e necessidade de grupo. No município de São Mateus, inúmeros jovens já estão passando por essa perda, e para mudar essa realidade, o projeto “Brincadeiras de Rua” vem propondo às instituições de ensino públicas e particulares a participação no desenvolvimento do projeto de resgate cultural.
Por tanto, seguem as propostas de aplicabilidade do projeto nas escolas.
· Serão utilizadas algumas das aulas de educação física e de artes, por serem disciplinas comuns às atividades;
· Não haverá distinção de idade, todos poderão participar;
· Cada educador devera orientar seus alunos para a questão da valorização da cultura, sensibilizando-os da importância do resgate;
· Os alunos deverão ser os multiplicadores do projeto, levando para sua realidade, cotidiano, as diversas brincadeiras lúdicas aprendidas na escola;
· Para melhor incentivo, as atividades desenvolvidas deverão ser avaliadas pelos educadores e lançadas em diário, para que assim, possam reter melhor desempenho dos alunos e conseqüentemente, evitar o retardamento de matéria da disciplina focal (educação física e artes).
Conclusão
O projeto “Brincadeira de Rua” é uma iniciativa com fins, principalmente, cultural e lúdico, que tende a resgatar os traços perdidos com o tempo.
O projeto “Brincadeira de Rua” é uma iniciativa com fins, principalmente, cultural e lúdico, que tende a resgatar os traços perdidos com o tempo.
‘Ser criança não é apenas uma fase da vida, é uma vida repleta de fases, das quais não voltarão mais, a não ser pelas boas lembranças que ficarão. ’
(Pedro Paulo Nardotto).
Brincadeira de rua
terça-feira, 21 de abril de 2009
LINGUAGEM GRÁFICA - AULA 19
AULA 19 O gesto na representação gráfica.
Relatório: Desenvolver essa atividade em cinco minutos foi uma esperiência bastante intrigante, pois o tempo é um fator que influência muito no resultado final, como tive pouco tempo, os detalhes ficaram de lado e apenas a essência do desenho ficou gravado.
Ativ. 02 Objetos caseiros e desenhá-los rapidamente sem muita elaboração valorizando o gesto.Tempo médio para cada desenho: cinco minutos.
Relatório: Desenvolver essa atividade em cinco minutos foi uma esperiência bastante intrigante, pois o tempo é um fator que influência muito no resultado final, como tive pouco tempo, os detalhes ficaram de lado e apenas a essência do desenho ficou gravado.
Assinar:
Postagens (Atom)